VÍDEO | Terremoto de magnitude 7.7 atinge Miamar e deixa dezenas de desaparecidos na Tailândia


Tremor foi sentido até na capital da Tailândia; Balanço parcial indica 20 mortos em Mianmar e três na Tailândia

Imagem que circula nas redes sociais mostra estragos após terremoto de magnitude 7.7 em Mianmar — Foto: Reprodução / redes sociais

Um terremoto de magnitude 7.7 foi registrado na região central de Mianmar nesta sexta-feira (28), provocando tremores em uma vasta região do sudeste da Ásia e causando destruição em cidades como Bangcoc, na vizinha Tailândia. Um balanço parcial divulgado pelos dois países indica que 16 mortes foram confirmadas até o momento, 20 em Mianmar e três na Tailândia, onde um prédio de 30 andares em construção desabou — o número pode subir, uma vez que as autoridades ainda realizam operações de resgate e falam em desaparecidos e centenas de feridos. Cenas da destruição circulam nas redes sociais, e mostram a queda do edifício, uma ponte derrubada e o desespero das pessoas.


O tremor principal, considerado forte pelos parâmetros que medem este tipo de fenômeno, foi registrado por volta das 12h50 (03h50 em Brasília). O Serviço Geológico dos EUA indicou que o epicentro foi localizado a uma profundidade "rasa", de 9,6 km, nas proximidades da segunda maior cidade de Mianmar, Mandalay, onde vivem mais de um milhão de pessoas. Um tremor secundário, de magnitude 6,4, foi registrado 12 minutos depois.

Feridos foram levados às pressas para o Hospital Geral de Mandalay, onde dezenas de pacientes foram forçados a fugir para um estacionamento próximo, muitos deles ainda conectados a soro intravenoso e tanques de oxigênio. Um balanço divulgado por médicos do hospital apontou que 300 pessoas deram entrada no hospital com ferimentos.

A imprensa do país asiático também confirmaram danos a infraestruturas de outras cidades do país, incluindo Naypyidaw, a capital. Detalhes sobre a extensão dos danos e vítimas em muitas partes do país, que passou por um golpe de Estado há quatro anos, ainda não estavam disponíveis.

Em Bangkok, as ruas estavam cheias de pessoas com medo de tremores secundários ou que não foram autorizadas a voltar a suas casas. O trânsito estava praticamente parado horas após o terremoto ser sentido. O primeiro-ministro Paetongtarn Shinawatra da Tailândia declarou a capital como uma "área de emergência".

Uma ponte cedeu em vários pontos devido ao terremoto em Mianmar — Foto: Reprodução / redes sociais

O tremor foi sentido a oeste de Mianmar, em Bangladesh, incluindo sua capital, Dhaka, mas não houve relatos imediatos de danos. O terremoto também sacudiu prédios no Vietnã, incluindo em Hanói, a capital, e na Cidade de Ho Chi Minh, informou o canal de notícias estatal VnExpress.

Um morador de Yangon, que não quis ser identificado, disse à impressa: "Sentimos o terremoto por cerca de um minuto e depois corremos para fora do prédio". Vimos outras pessoas correndo para fora dos prédios também. Foi muito repentino e muito forte".

Prédio não resistiu ao terremoto desta sexta-feira, em Mianmar — Foto: Reprodução / redes sociais

Os tremores foram sentidos até a capital da Tailândia, Bangkok, onde um jornalista da CNN relatou cenas frenéticas em seu apartamento, com luminárias balançando para frente e para trás, enquanto os moradores corriam para evacuar o prédio.



Fonte: CNN Brasil



Postagem Anterior Próxima Postagem