Programa de quatro semanas com exercícios excêntricos revelou benefícios significativos, afirmam pesquisadores australianos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/e/t/200C7xQnmkNMox7vULag/young-asian-fitness-girl-doing-squats-workout-home-follow-online-sport-gym-instructor-standing.jpg)
O agachamento pode ser feito inicialmente usando uma cadeira até chegar à forma livre — Foto: Freepik
Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Edith Cowan (ECU), na Austrália, descobriu que apenas 5 minutos por dia de exercícios do tipo excêntricos já oferecem efeitos significativos para a saúde, como melhora da força muscular, da resistência e da saúde mental. Os achados foram publicados na revista científica European Journal of Applied Physiology.
O estudo avaliou o impacto de um programa de quatro semanas sobre a aptidão física, a composição corporal e a saúde física e mental de indivíduos sedentários. Os exercícios excêntricos utilizam o peso do próprio corpo e eram realizados em casa.
Movimentos do tipo focam nas contrações excêntricas, que alongam os músculos durante o esforço, como ao sentar-se lentamente em uma cadeira, alongando os músculos frontais da coxa enquanto sustentam o peso do corpo.
A sessão diária do programa, feita durante apenas 5 minutos, consistia em 10 repetições de agachamentos na cadeira, deitar e levantar da cadeira, flexões de braço na parede e elevações de calcanhar.
“Observamos melhorias significativas na força muscular, flexibilidade, resistência de força e saúde mental, sugerindo que até mesmo pequenas quantidades de exercício diário podem oferecer benefícios sustentáveis e perceptíveis em pessoas sedentárias”, afirma Ken Nosaka, professor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde da ECU e autor do estudo, em comunicado.
Para ele, os resultados destacaram que os exercícios excêntricos “são muito eficazes para melhorar a aptidão física”. “Esse tipo de exercício também é mais acessível para a maioria das pessoas, pois utiliza apenas o peso corporal e elimina a necessidade de ir à academia. “Os exercícios excêntricos também podem ser distribuídos ao longo do dia, o que facilita a adesão para quem tem pouco tempo disponível”, continua.
Embora os resultados do estudo mostrem que há benefícios significativos com o plano de exercícios de cinco minutos por dia, efeitos ainda maiores podem ser alcançados com o aumento gradual da quantidade de tempo dedicado à atividade física, complementa o professor.
“As diretrizes recomendam 150 minutos de exercício por semana, mas esse número pode ser desanimador, especialmente para quem está começando. Usar cinco minutos por dia como ponto de partida e ir aumentando com o tempo permite que as pessoas percebam mais resultados. Cada contração muscular conta, mas é preciso ao menos dez repetições de cada exercício para obter algum resultado”.
Fonte: O Globo