Assembleia entrega mais uma etapa das obras de modernização


Segunda etapa teve a entrega de salas das comissões e de espaços destinados à Mesa Diretora no 3º e 4º andares da Torre Parlamentar

Marcelo Santos fala sobre importância das intervenções na Ales durante entrega nesta segunda (14) / Foto: Lucas S. Costa

Já estão funcionando as novas salas das comissões parlamentares e das secretarias e vice-presidências da Assembleia Legislativa (Ales). Os espaços, que passaram por modernização iniciada em setembro de 2024, foram entregues nesta segunda-feira (14). O ato foi marcado por um café da manhã no Salão Nobre, seguido de visita às novas instalações.

As intervenções fazem parte de um projeto maior de reforma da Casa e que já possibilitou entrega dos novos gabinetes dos deputados. Dessa vez, as melhorias focaram o 3º e 4º andares, onde agora estão concentradas as comissões, antes espalhadas pela Casa – a maioria delas terá o espaço compartilhado.

A modernização também mexeu no 2º andar da Torre Parlamentar, que reúne a maioria da estrutura que faz parte da Mesa Diretora: lá estão 1ª, 2ª e 3ª Vice-Presidências, 2ª Secretaria, por exemplo, além da Secretaria da Casa dos Municípios, responsável pelo Projeto Arranjos Produtivos.

Segundo explicou a subdiretora de Manutenção e Execução de Obras, Karla Rodrigues, os espaços receberam renovação do piso e do forro, novas divisórias e novo mobiliário, além da substituição de cabeamentos rígidos por flexíveis. “Isso tudo para trazer mais conforto para o servidor que está fazendo o uso dessa sala”.

Ao lado de colegas e servidores, o presidente Marcelo Santos (União) falou sobre a responsabilidade de zelar pelo patrimônio público visando bom atendimento. “Estamos fazendo um investimento importante para dar mais dignidade não só aos servidores e aos parlamentares, mas principalmente aos nossos principais clientes, que são as pessoas que vêm de tão longe para fazer uma agenda com os nossos deputados”.

“Hoje nós estamos trabalhando para ficar à altura, e não diferente, de qualquer outro Poder ou instituição. Por quê? Porque as pessoas não dão valor a esta Casa”, desabafou. “Nós temos que valorizar este Poder porque ele é muito importante, ele é vital na vida das pessoas”, continuou.

Marcelo Santos contou que o próximo passo será fazer as intervenções de modernização no primeiro andar, onde fica, entre outros setores, a Presidência. Mais para frente, revelou o parlamentar, a ideia é que a reforma seja estendida para a parte administrativa do Palácio Domingos Martins, além da área externa.

“Depois dessa fase nós vamos fazer a reforma de toda a área administrativa, toda a Assembleia vai ser reformada”, confirmou, ao apontar problemas estruturais na fachada. A parte externa, contudo, disse que não mexerá nessa legislatura, mas deixará adiantado o projeto “que efetivamente vai mudar a cara do Poder Legislativo”.

As intervenções devem atingir também a garagem, informou o presidente Marcelo Santos, que pretende mudar o piso, atualmente cheio de poeira, instalar mecanismos luminosos para identificação de vagas livres.

Participaram da solenidade os deputados Bispo Alves (Republicanos), Delegado Danilo Bahiense (PL), Pablo Muribeca (Republicanos), Capitão Assumção (PL), Fábio Duarte (Rede), Camila Valadão (Psol), Denninho Silva (União), Dary Pagung (PSB), Callegari (PL), Adilson Espindula (PSD), Hudson Leal (Republicanos) e Alexandre Xambinho (Podemos).



Postagem Anterior Próxima Postagem