Bacalhau pode chegar a 1,5 m e 90 kg: veja curiosidades sobre o prato 'queridinho' da Páscoa


Muito consumido na Semana Santa, o bacalhau virou tradição no Brasil após a chegada dos portugueses, no século 19. Saiba mais.

Bacalhau da Noruega. — Foto: Mônica Sanches/TV Globo

Presença garantida na mesa de muitos brasileiros durante a Semana Santa, o bacalhau ainda desperta curiosidade. Afinal, que peixe é esse? De onde ele vem? E quando começou a ser consumido no Brasil?

Para responder a essas e outras perguntas, preparamos uma lista de informações sobre o prato queridinho da Páscoa. Confira:



Bacalhau é peixe ou modo de preparo?

➡️Bacalhau são dois peixes

A bióloga Amanda Gomes explica que duas espécies de peixes podem ser chamadas de bacalhau: o gadus morhua, que vive no Oceano Atlântico, e o gadus macrocephalus, encontrado no Oceano Pacífico.

➡️ Gigante das profundezas


Bacalhau-do-Atlântico ou bacalhau-da-Noruega (Gadus morhua) é o maior exemplar. — Foto: Divulgação/Redes Sociais


O bacalhau pode atingir 1,5 m de comprimento e pesar até 90 kg.

Ele também é carnívoro, se alimenta de camarões e outros crustáceos, e costuma viver em grandes cardumes, em águas frias, bem abaixo da superfície do mar — a mais de 200 metros de profundidade.

➡️Salga é o modo de preparo

Há quem diga que bacalhau é modo de preparo, mas, na verdade, ele é o peixe e o seu modo de preparo é chamado de salga.

Esse processo ficou popular por volta do ano 1000, quando os europeus começaram a vender bacalhau em larga escala.

A conservação do peixe no sal permitia que ele fosse levado em navios, durante longas viagens. O sal desidrata a carne e faz com que ela fique preservada por mais tempo.

➡️Tradição que veio com os portugueses


O hábito de comer bacalhau no Brasil começou com a chegada da coroa portuguesa, no século 19. Com o tempo, o prato se tornou símbolo de datas importantes, como a Sexta-feira Santa, quando parte da população evita o consumo de carne vermelha.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem