
A nova campanha educativa do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) reforça como atitudes simples de serem adotadas por condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres tornam o trânsito seguro. A campanha de abril do Órgão, com o tema ‘No trânsito, fazer o simples também é sinal de estar seguro’, já está sendo exibida nas TVs, rádios, sites e nas redes sociais e chama os capixabas a fazerem a sua parte e, assim, evitar sinistros (acidentes) de trânsito e salvar vidas.
O filme mostra situações gravadas na Grande Vitória e destaca atitudes como usar o cinto de segurança e o dispositivo adequado para crianças no automóvel, atravessar na faixa de pedestres e olhar para os dois lados, usar equipamentos de segurança nos trajetos de bicicleta e redobrar a atenção nos cruzamentos ao pilotar motocicleta. A locução reforça a mensagem “É simples de fazer. É seguro pra você”.
O spot, que pode ser ouvido nas rádios, mostra situações cotidianas como mandar uma mensagem no celular, assistir a um filme no streaming, esquentar comida no micro-ondas, e compara com atitudes simples que todos podem ter no trânsito em prol de um ambiente mais seguro, como usar equipamentos de segurança ao andar de motocicleta ou bicicleta, atravessar na faixa de pedestre e nunca dirigir utilizando o celular. A mensagem destaca que, no trânsito, uma atitude simples é sinal de estar seguro e salva vidas.
Nos meios digitais, além do tom educativo, as peças alertam a população para os dados alarmantes da violência no trânsito no Estado. Os seguidores das páginas oficiais do Detran|ES verão as estatísticas e dicas simples para a segurança no trânsito.
“São comportamentos simples que todos devem adotar no trânsito e que fazem muita diferença para termos um tráfego seguro, evitar sinistros e preservar vidas. A campanha mostra que não é difícil se proteger e promover a segurança. Chamamos os capixabas a fazerem o simples", destacou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.
A campanha segue o tema anual "Desacelere. Seu bem maior é a vida", definido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser utilizado nas campanhas educativas dos órgãos de trânsito de todo o país em 2025.
Mortes no trânsito
No primeiro trimestre deste ano, 206 pessoas já perderam a vida em sinistros (acidentes) de trânsito no Estado, de acordo com dados do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo. No ano passado, 980 pessoas morreram nas vias capixabas.
Confira mais dados no Observatório de Trânsito do Estado do Espírito Santo.