Cidade do ES confirma primeiro caso de meningite em criança


Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de meningite bacteriana em Domingos Martins

Foto: Sandra Cola

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nessa quarta-feira (9), o primeiro caso de meningite bacteriana neste ano. O paciente é um menino de 9 anos, que está internado em hospital particular, por decisão da família que possui plano de saúde.

A criança foi atendida inicialmente no pronto-socorro do Hospital de Domingos Martins, após avaliação médica, foi transferida para um hospital em Vitória para tratamento especializado. As informações são do sait da Prefeitura do Município.

A Secretaria de Saúde informa que todas as medidas de controle recomendadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas. A equipe de saúde foi imediatamente mobilizada para realizar busca ativa dos contactantes e as ações preventivas junto aos familiares e contatos próximos do paciente.

A secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou a agilidade no atendimento.
"Mobilizei toda a equipe de saúde para garantir rapidez no tratamento profilático. Contamos ainda com o apoio da Dra. Adalzira Ferreira Pagani, médica sanitarista da Superintendência Regional de Saúde Metropolitana que estava no município e contribuiu para agilizar os exames e a medicação em tempo recorde", explicou a secretária.


Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância em Saúde:

Vigilância Epidemiológica: (27) 93618-1877


Fique atento aos sintomas da meningite bacteriana:
  • Dores nas costas, músculos ou pescoço;
  • Calafrios, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite ou tremores;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Manchas vermelhas ou erupções na pele;
Sensibilidade à luz ou barulhos altos, confusão mental, irritabilidade, sonolência ou taquicardia.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da doença.

Ao perceber qualquer sintoma, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Prevenção e tratamento rápido salvam vidas!





Postagem Anterior Próxima Postagem