Cidades iniciam campanha de vacinação contra a gripe; saiba quem pode e como se vacinar


116 mil doses da vacina foram enviadas ao Espírito Santo na primeira remessa. Grupo prioritário é de grávidas, pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses até menores de 6 anos, e outros.

Com 116 mil doses recebidas pelo Ministério da Saúde para início da campanha de vacinação contra a gripe, cidades do Espírito Santo iniciaram, no último sábado (29) os atendimentos aos grupos prioritários e demais cidadãos que vão poder se vacinar.

Além das doses que já estão sendo aplicadas, novas remessas devem chegar ao estado ao longo de 2025, já que a estratégia do Ministério da Saúde é voltada para aplicações do imunizante além dos períodos de campanhas específicas, como a marcada para a próxima segunda-feira (7).


Distribuição das vacinas

Vacinação contra a gripe já começou no Espírito Santo para pessoas dos grupos prioritários e demais cidadãos — Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

No estado, em 2025, o objetivo da Secretaria da Saúde (Sesa) é vacinar 349.325 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 680 mil idosos com mais de 60 anos e 39.140 gestantes. Com isso, a meta é alcançar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra a influenza.


Quem são as pessoas dos grupos prioritários?

Nestas cidades, o foco é a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:

Crianças
Idosos
Gestantes
Caminhoneiros
Indígenas
Pessoas com deficiência
Professores
Trabalhadores da saúde

Além das pessoas que compõem os grupos, a vacina também é voltada para puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores portuários, agentes de forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e, por fim, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.


Quais são os sintomas da gripe?

Para todos os grupos prioritários, os sintomas são similares. É importante estar atento à febre, coriza, tosse, dores de garganta, dores no corpo e dores de cabeça.


Como se prevenir?

Para evitar a doença, além da vacina, o Ministério da Saúde recomenda outros cuidados à população, como o uso de lenços descartáveis, a cobertura do nariz e da boca ao espirrar ao tossir e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Entre os meios de prevenção, também é ideal evitar o toque em mucosas de olhos, nariz e boca, manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe e também evitar sair de casa em períodos de transmissão da doença.


Onde encontrar as vacinas na Grande Vitória?

Apesar de as campanhas oficiais estarem marcadas para início na próxima segunda-feira (7) e com o Dia D de Mobilização definido para 10 de maio, prefeituras da Região Metropolitana de Vitória já iniciaram as vacinações, como recomendado pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo.

Crianças se vacinando — Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Na Capital, os moradores devem realizar agendamento para garantia da vacina através do site agendamento.vitoria.es.gov.br, pelo aplicativo Vitória Online ou pelo Facilita Vix, totem de autoatendimento instalado nas unidades de saúde.

Em Vila Velha, a vacinação também pode ser garantida através de agendamento no site da prefeitura, onde são detalhados endereços e horários para a imunização.

Na Serra, as unidades de saúde ofertam o imunizante sem a necessidade de agendamento, de acordo com os horários de funcionamento regulares das unidades.

Em Cariacica, a vacinação está disponível de segunda a sexta das 7h30 às 15h30. Aos sábados e domingos, as doses serão disponibilizadas no ponto de vacinação do Shopping Moxuara, das 10h às 17h.

Em Guarapari, todas as unidades de saúde do município vão começar a ofertar as vacinas no dia 7 deste mês. Na Cidade Saúde, os cidadãos podem se vacinar nos horários de funcionamento de cada unidade, sem agendamento.


Fonte: G1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem