Caixão do pontífice poderá ser visitado pelo público até a sexta-feira (25)
![]() |
Procissão chega à Basílica de São Pedro — Foto: REUTERS/Carlos Barria |
A procissão que leva o corpo do papa Francisco da capela da residência Santa Marta chegou a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), onde o caixão ficará para ser velado e receberá visitas do público até a sexta-feira (25).
No local, o camerlengo do Vaticano, Kevin Farrell, realizou a celebração de início do velório do pontífice, antes da abertura para a visitação pública, que começou pouco antes das 6h (horário de Brasília).
Farrell incensou e benzeu o corpo de Francisco, em seguida os cardeais e clérigos se organizaram em fila e fizeram reverência em frente ao caixão.
Assim que a visitação foi aberta, uma longa fila de fiéis já estava formada para dar adeus ao pontífice.
![]() |
Freira e muitos fiéis choram enquanto o corpo do Papa Francisco é levado para dentro da Basílica de São Pedro — Foto: Emilio Morenatti/AP |
O corpo de Francisco poderá ser visitado pelo público até sexta-feira (25):
- quarta-feira (23) — 6h às 19h — horário de Brasília
- quinta-feira (24) — 2h às 19h — horário de Brasília
- sexta-feira (25) — 2h às 14h — horário de Brasília
Em 25 de abril, o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco
A cerimônia ocorrerá às 15h (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
O rito – conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 66-81) – será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
Segundo informado pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, participarão cardeais integrantes do Clero da igreja de Roma e do Vaticano, os cônegos do Capítulo Vaticano, os penitenciários menores ordinários do Vaticano, os secretários do Santo Padre e outras pessoas autorizadas pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli. Todos se reunirão às 19h30 junto ao altar da Confissão.
Exéquias
A celebração das exéquias (missa de despedida) de Francisco está previsto para acontecer às 5h (horário de Brasília) de sábado (26) — seis dias após morte do papa.
Segundo o Vaticano, as exéquias de Francisco será realizado na Praça de São Pedro. Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.
A liturgia fúnebre do pontífice será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais — o grupo que nas próximas semanas será encarregado de nomear um novo papa.
Em seu testamento, Francisco deu instruções simples para o seu enterro:
“O túmulo deve estar no chão; simples, sem ornamentos, tendo somente a inscrição: Franciscus.”
O papa também disse que ao longo de sua vida, ele sempre foi devoto da Virgem Maria.
“Por isso, peço que os meus restos mortais descansem — aguardando o dia da Ressurreição — na Basílica de Santa Maria Maggiore”, escreveu.
Esta basílica fica fora do Vaticano, do outro lado do rio Tibre, em Roma. Depois da Celebração das exéquias, o corpo de Francisco será transferido para lá, onde ocorrerá o sepultamento.
Com informações do Vatican News