Confundida com erva daninha, planta 'cura-tudo' se tornou aliada na limpeza dos intestinos e sistema respiratório; entenda


Tem sido historicamente usada como um antídoto natural para tratar problemas respiratórios e acelerar a recuperação e a cicatrização de feridas

Tanchagem é confundida com erva daninha — Foto: Shutterstock

“Que o alimento seja o teu remédio e o remédio, seja o teu remédio.” É uma das frases mais famosas proferidas por Hipócrates de Cós, considerado o 'pai da medicina' e precursor da ética médica. Suas declarações são enquadradas em um contexto em que há maior conscientização sobre o poder que as plantas têm de tratar doenças.

Liliana Papalia, médica especialista em nutrição e obesidade, enfatiza: “Quando usadas com cautela, as ervas podem fornecer opções de tratamento acessíveis e sustentáveis, promovendo uma abordagem holística à saúde”.

Camomila, erva-cidreira, hibisco, boldo e alecrim são alguns dos mais requisitados em ervanárias e lojas de produtos naturais. Eles têm propriedades anti-inflamatórias, digestivas e calmantes, entre outros benefícios. Mas uma das ervas que compete com elas em seus poderes de cura é a tanchagem, uma planta que muitas vezes é confundida com uma erva daninha devido à sua capacidade de se adaptar e crescer em ambientes hostis e aos seus requisitos mínimos de cuidado.


A planta que cura tudo

Cientificamente chamada de Plantago major, a tanchagem se destaca entre as demais pela facilidade de aquisição e pelo quanto pode ser benéfica à saúde.

Florencia Fasanella, farmacêutica especialista em plantas medicinais e autora de Nature is Your Pharmacy, conta que ela é consumida principalmente na forma de infusão e é apelidada de "cura-tudo" devido ao seu efeito positivo no intestino, na pele e no sistema respiratório, o que a torna uma ótima aliada para sua purificação. “É também um anti-histamínico, que melhora a circulação sanguínea e a digestão”, relata.

Nativa da Europa e de certas partes da Ásia, cresce selvagem em ambientes úmidos; lá, ela pode atingir até 60 centímetros de altura e suas folhas grandes e ovais, cerca de 20 centímetros. Além disso, produz flores e se reproduz por meio de sementes, gerando até 20.000 por planta, que são dispersadas por grandes distâncias pela água, movimentação de terra e máquinas agrícolas, por isso é considerada uma planta invasora.

Suas folhas são comestíveis e podem ser incluídas em pratos frios. Embora seu principal consumo seja através da infusão de suas folhas secas e moídas. Para prepará-lo, coloque uma colher de chá das folhas em uma xícara de água quente e deixe descansar por 5 a 10 minutos antes de coar o líquido . O Dr. Papalia recomenda consultar um profissional de saúde sobre a ingestão, pois algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas.


Propriedades

Conhecida por suas muitas propriedades medicinais, tanchagem tem sido historicamente usada como um antídoto natural para tratar doenças. Sua eficácia no alívio de problemas respiratórios, como tosse, faringite, laringite e bronquite, faz dela uma alternativa confiável para quem busca soluções naturais. Além disso, seu uso não se limita ao sistema respiratório: também é um aliado nos cuidados externos, graças às suas propriedades calmantes e regeneradoras para a pele.


1- Emoliente

Acelera os processos de recuperação e é capaz de curar dores de garganta, irritações na boca e reduzir a inflamação glandular graças ao seu alto teor de mucilagens — substâncias com propriedades que amolecem as mucosas respiratórias — e taninos — compostos com efeitos adstringentes e protetores, conforme detalhado no estudo “Tanchagem: Propriedades e Usos Medicinais” realizado pela Universidade Nacional do Nordeste.


2- Cura

Segundo o Dr. Papalia, tem efeitos positivos como adjuvante em feridas, auxiliando na cicatrização e até mesmo atuando como agente antiúlcera. Graças aos seus compostos analgésicos e antimicrobianos, também é útil no tratamento de queimaduras.

Na pesquisa “Efeito cicatrizante da mistura de Plantago Major e Aloe Vera em feridas cutâneas de excisão total: estudo estereológico”, é demonstrado que em combinação com outros agentes, como a aloe vera, a plantago major é capaz de acelerar o processo de cicatrização, melhorando a proliferação de fibroblastos, a síntese de feixes de colágeno e a revascularização das lesões .


3- Diurético

No Manual das 200 Plantas Medicinais publicado pela revista Springer Nature , é relatado que o chá de tanchagem pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos, contribuindo para o tratamento de infecções do trato urinário e promovendo a eliminação de toxinas pela urina.

Ele também acrescenta que "as sementes são emolientes e uma infusão fria é eficaz para distúrbios urinários, disenteria e para aliviar a secreção intestinal e a dor".

Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem