João Vitor é o maior bebê recém-nascido no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, em Minas Gerais
João Vitor é o terceiro bebê da família a nascer com o peso maior do que a média brasileira, que é de 2,5kg a 4kgFoto: Divulgação / Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, na região do Rio Doce, realizou o parto de um bebê com mais de 6 quilos na última quinta-feira (3 de abril). O menino João Vitor nasceu com 59 cm e 6,266 kg. Ele é o maior bebê a nascer no hospital do município mineiro.
"Apesar de sentir a barriga bem grande e dificuldade para movimentar, eu não sabia que ele seria tão grande", disse a mãe do menino, Maria José. O garoto é o terceiro filho da família. Segundo a mãe, o primeiro nasceu com 4,5 kg e o segundo com 4,9 kg. Todos os três nasceram com peso maior do que a média brasileira, que é de 2,5 kg a 4kg.
"Ao iniciar a cirurgia, sabíamos que seria um bebê grande, mas não imaginávamos que seria tão grande. Outra coisa que nos surpreendeu foi o peso da placenta. Apenas a placenta pesava R$ 1,220Kg", relembra a ginecologista e obstetra, Valdênica Gomes, responsável por realizar a cesariana do nascimento de João Vitor.
A equipe médica contou ainda com a doutora Laura Ferraz, a auxiliar Rosana Vieira, o anestesista Paulo Tostes e o pediatra Jonas Filho. As técnicas de enfermagem Nair Barbosa, Lilian de Oliveira Cinthia Silva, Izadora Barbosa e a enfermeira Kivia Dinelli também participaram do parto. A mãe e o bebê, segundo o hospital, "passam bem".
Curiosidade
O nascimento de bebês com peso igual ou superior a 4 kg, recebe o nome de macrossomia. Pode ser resultado de fatores genéticos ou uma predisposição da gestante ao diabetes.
Fonte: O Tempo