Detentas de presídio em Cariacica recebem vista da imagem de Nossa Senhora da Penha com fé e emoção


Ação faz parte das comemorações da Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo. Imagem percorreu todo o presídio e mais de 400 detentas participaram da manifestação de fé.

Durante as comemorações da Festa da Penha, terceira maior festa mariana do Brasil e maior festa católica do Espírito Santo, detentas do presídio feminino de Cariacica, na Grande Vitória, receberam a visita da imagem de Nossa Senhora da Penha na manhã desta sexta-feira (25), em evento que reuniu fé e muita emoção.

A ação aconteceu pelo segundo ano consecutivo e contou com a participação de 450 detentas, além da presença do arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari.

Recebida com cantos marianos e orações, a imagem peregrina percorreu o alojamento materno-infantil, galerias e oficinas de trabalho da unidade prisional, com a condução de voluntários religiosos da Pastoral Carcerária. A visita deixou várias internas emocionadas.

"Sou católica, minha mãe era muito devota à Nossa Senhora da Penha e eu fiquei muito emocionada mesmo, não consigo nem falar direito", comentou a interna Jaqueline Coradini.

"Eu achei muito importante, muito lindo. Uma oportunidade que eu poderia ter aproveitado lá fora, mas como a ocasião me trouxe até aqui, eu não tenho nem palavras" disse a presa Teresa da Silva.

Detentas do presídio de Cariacica, Espírito Santo, receberam visita da imagem de Nossa Senhora da Penha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A atividade é coordenada por um grupo de trabalho formado por 2.230 voluntários que, ao longo do ano, promovem atendimento religioso às detentas e detentos no estado.

Joana D'Arc é mineira e devota da padroeira capixaba desde criança. Para a mulher, o dia foi de muitas lembranças sobre o significado da fé.

"É uma coisa que te toca e eu lembro que eu já acompanhei a romaria. E estar aqui e ver ela aqui é um presente maravilhoso. Você sente uma paz que não existe, ganhei meu dia", comentou.

Mais de 400 detentas participaram de visita da imagem de Nossa Senhora da Penha em presídio de Cariacica, Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O arcebispo acompanhou toda a peregrinação e abençoou as internas.

"Um dos pedidos do Papa Francisco foi levar esse alento e esperança aos presídios. A visita da imagem peregrina traz essa marca tão profunda, ao visitarmos as celas e vários setores da unidade. Eles são aqui os últimos, os mais empobrecidos, os mais excluídos. Significativamente, aqui em uma unidade prisional de mulheres, vimos que a grande maioria são mulheres jovens, são mães, esposas. Creio que esse tenha sido um dos gestos mais significativos, mais bonitos e que marca profundamente a festa deste ano, junto ao jubileu da esperança", destacou.

Ao fim da visita, uma imagem da santa em crochê confeccionada pelas próprias internas foi entregue ao arcebispo. A boneca foi entregue ao frei Gabriel, guardião do Convento da Penha, e será exposta no local.

"Recebemos esse presente com muita alegria e surpresa. Trouxemos uma imagem e vamos levar uma. Olha que presente. É um sinal que o viemos trazer já estava aqui. Essa imagem entrará nesta tarde no nosso devocional. Normalmente, entramos com a imagem principal da santa e essa nova imagem entrará na frente, quando vamos indicar para as pessoas que esse foi um presente do Centro Prisional Feminino de Cariacica para nosso Convento. Ela vai ficar em um lugar especial, que nós, freis, vamos decidir juntos para guardar como lembrança dessa visita", disse o frei Gabriel.

Detentas do presídio de Cariacica, Espírito Santo, confeccionaram imagem de Nossa Senhora da Penha em crochê — Foto: Reprodução/TV Gazeta


Fonte: g1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem