Com o procedimento, o hospital igualou o número de captações feitas em 2024
![]() |
(Reprodução: Divulgação Sesa) |
A equipe do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, realizou a quinta captação múltipla de órgãos deste ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), foram captados dois rins, fígado e córneas no sábado (12).
De acordo com a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Romy Schneider, com o último procedimento o hospital igualou o número de captações do ano passado.
Estamos na quinta captação de múltiplos órgãos neste ano e no ano passado inteiro tivemos cinco. As equipes do hospital estão empenhadas para que conseguíssemos esse resultado, comunicando a CIHDOTT os casos que podem evoluir para o diagnóstico de morte encefálica.
Pacientes acometidos por morte encefálica podem se tornar potenciais doadores e, segundo Romy, este processo demanda cuidados com o paciente e a família. “É um trabalho contínuo, sempre focado na conscientização e no cuidado com o potencial doador e com a família”
Segundo dados do Centro Estadual de Transplantes (CET), divulgados pela Sesa, 1139 pessoas estão na fila para transplante de rins, 42 de fígado, 7 de coração e 1.456 de córnea no Estado.
Fonte: Folha Vitória