Educadora descreve dificuldades para comer, deboche no local de trabalho e impacto emocional
Educadora lábios após uso de creme dental interditado pela Anvisa - Foto: Arquivo pessoal/Denise Correia Santiago
A educadora Denise Correia Santiago foi uma das pessoas que teve reação alérgica na boca depois de usar a pasta de dente Colgate Clean Mint. Indignada com a situação pela qual passou, ela afirmou ao Terra, nesta quinta-feira, 10, que irá processar a empresa por ter ficado com os lábios inchados por cinco dias.
"Nunca imaginei que minha reação alérgica foi devido ao uso da pasta de dente, mas só concluí que era por causa da pasta em 28 de março, pois neste dia dei entrada no pronto socorro as 8h com os lábios inchados, amígdalas inchadas e doloridas", descreve. O quadro exigiu atendimento emergencial e a aplicação de injeções antialérgicas.
No final do dia, foi alertada por um vídeo enviado por sua irmã, que mencionava casos semelhantes associados à nova fórmula da pasta de dente Colgate Total.
Denise relatou uma sensação crescente de boca seca e ardência, que evoluiu para lesões sob a língua semelhantes a aftas.
“No dia seguinte, o lábio inferior estava inchado e pesado, tanto que ao inclinar a cabeça pra baixo causava dor. Eu não conseguia me alimentar, nada quente ou morno podia tocar no lábio inferior, que doía muito devido à queimadura. Tive que me alimentar de líquidos gelados e usar uma garrafinha pet com água congelada pra encostar no lábio queimado pra amenizar o incômodo”, lembra.
Ela descreve ainda que teve um forte "impacto emocional e angústia pela dor e fome", além de "desespero". "Sou mãe de um filho de 7 anos, autista severo, que depende dos meus cuidados (...) Algumas pessoas debocharam da minha boca em comentários. No trabalho, um colega me chamou de 'Beiçola' (personagem interpretado por Marcos Oliveira em A Grande Família)", continua.
Educadora mostra antes e depois de uso de creme dental interditado pela Anvisa / Foto: Arquivo pessoal/Denise Correia Santiago
"Me senti indignada, pois eu e minha família sempre usávamos a marca da Colgate Total 12 por anos e nunca tivemos problema algum, então jamais poderia imaginar que a pasta de dente fosse causar um estrago daqueles na minha boca", afirma a educadora.
Na sequência, ao procurar a Colgate, Denise reclama da dificuldade em registrar reclamações e ter algum tipo de suporte da empresa. Ela defende uma comunicação mais clara e transparente por parte das fabricantes de produtos de uso diário. "E aumentar a letra das embalagens, que estão cada vez menores, praticamente ilegíveis", diz.
Por causa do ocorrido, ela afirma pretender processar a empresa após ficar com os lábios inchados por cinco dias e já tem um advogado cuidando de seu caso. Ela afirma que entrará na Justiça nos próximos dias para a reparação dos danos físicos e psicológicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, no final de março, a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental utilizado por Denise, por trazerem, em sua formulação, a substância fluoreto de estanho.
A decisão foi resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada diante da ocorrência de um número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto, lançado no país em julho de 2024 com nova formulação.
Em nota disponibilizada no portal da empresa e atualizada na última terça-feira, 8, a Colgate afirma cumprir "com seu compromisso com o consumidor" e "lamentou profundamente as situações adversas envolvendo o uso do creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint".
"Entendemos a relevância das reações relatadas por uma parcela de nossos consumidores e temos forte compromisso com a apuração de cada relato. Asseguramos que a fórmula do produto está em conformidade com as regras e padrões de saúde estabelecidos por órgãos nacionais e internacionais e foi amplamente testada para garantir a sua segurança", segue a nota.
"Em linha com as manifestações da Anvisa, caso você perceba qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista. Estamos à disposição para trocar o produto por meio dos canais de atendimento indicados abaixo", finaliza a empresa, indicando o telefone 0800 703 77 22 como opção para contato com a companhia, além do canal de mensagens. https://www.colgatepalmolive.com.br/contact-us#
Procurada para falar do caso específico de Denise, a empresa reforçou que "cada relato está sendo tratado com atenção, com forte compromisso da Colgate na apuração. Nesta semana fizemos contato com a Sra. Denise Correia", finaliza a companhia.
Fonte: Terra