A celebração do renascimento de Cristo acontece sempre em um domingo, mas o dia exato depende da fase da lua e do equinócio de março, que mudam constantemente. A regra foi estabelecida pela Igreja Católica no ano 325.
A Páscoa é a mais importante celebração cristã e ocorre sempre em um domingo, mas o dia varia, conforme um cálculo feito pela Igreja Católica. Neste ano ela será celebrada em 20 de abril. A partir da Páscoa são definidas outras duas datas variáveis: do Carnaval e de Corpus Christi, outra celebração cristã.
No ano 325, no concílio de Nicea, a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria sempre comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio que marca o início do outono no Brasil e em todo o hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte.
A Semana Santa começou no domingo anterior à Páscoa – neste ano, em 13 de abril -, que é chamado Domingo de Ramos. Para os cristãos, foi nesse dia que Jesus Cristo chegou à cidade de Jerusalém, onde cinco dias depois seria morto na cruz. Entre os católicos, tradicionalmente são distribuídos ramos de palmeira, oliveira ou salgueiro durante os encontros religiosos.
Encenação da Via Sacra de Jesus Cristo em Planaltina, no Distrito Federal, em 2023: data da celebração da Páscoa foi estabelecida pela Igreja Católica com base na lua e no equinócio de março. Foto: Wilton Junior/Estadão
A segunda, a terça, a quarta e a quinta-feira da Semana Santa também celebram momentos vividos por Jesus em Jerusalém. A Sexta-feira Santa (neste ano, em 18 de abril) é a data da morte de Cristo, crucificado. Seguem-se o Sábado de Aleluia, em que os cristãos aguardam a ressurreição de Cristo, e o Domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição do líder religioso.
No Brasil, a Sexta-feira Santa é feriado nacional. O domingo de Páscoa não é feriado, mas muitas categorias estabelecem acordos para folgar nessa data. Neste ano, o domingo de Páscoa emendou com um feriado nacional: 21 de abril, segunda-feira, é dia de Tiradentes, o que proporcionou um feriado prolongado de sexta a segunda. Em alguns municípios e estados, como o Rio de Janeiro, o dia 23 de abril também é feriado, em função do Dia de São Jorge. Nesses lugares, quem conseguir emendar a terça-feira terá um feriadão prolongado, de sexta a quarta-feira.
Fonte: Estadão