Desabamento aconteceu no bairro Areinha, em Viana, na Grande Vitória, na noite dessa sexta-feira (18)
Um casal morreu após o desabamento de uma casa de dois andares no bairro Areinha, em Viana, na Grande Vitória, na noite dessa sexta-feira (18). A filha de 7 anos foi resgatada dos escombros pelo Corpo de Bombeiros.
Chovia no momento do desabamento por volta de 23h. Segundo o Corpo de Bombeiros, os militares realizaram trabalho de vasculhamento e conseguiram localizar as vítimas que estavam na casa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/J/3F28T3SwqbHA1OQXMHzg/whatsapp-image-2025-04-19-at-08.13.31.jpeg)
Casa de dois andares desaba, mata casal e criança é resgatada de escombros no Espírito Santo — Foto: João Brito/TV Gazeta
José Antônio Nunes, de 56 anos, e a esposa Joelma de Souza Ferreira, de 48 anos, ficaram soterrados e morreram no local. Uma das filhas do casal, de 7 anos, foi retirada com vida e ficou sob os cuidados do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Outra filha do casal, de 26 anos, não estava em casa porque havia saído com o namorado. A jovem chegou ao local cinco minutos após o desabamento.
Segundo testemunhas, minutos antes da casa desmoronar, o casal e a filha estavam sentados no sofá da sala, o pai teria ido para outro cômodo, enquanto mãe e filha permaceram no local. Os escombros acertaram o homem e a mulher. Segundo os bombeiros, a criança sobreviveu porque ficou embaixo do sofá.
Casal morava há 30 anos na casa dois andares que desabou em Viana, Espírito Santo — Foto: Arquivo Pessoal
Casa apresentava rachaduras
O tio de José Antônio, Lourival Vidal, mora na mesma rua e disse que era uma tragédia anunciada. Contou que alertava o sobrinho sobre a possibilidade do desmoronamento. Fotos de parte da estrutura da casa chamam atenção. As imagens mostram fissuras no teto e rachaduras nas colunas de sustentação da residência.
"Esse barulho que eu ouvi, já imaginei. Desci com a marreta na mão pra poder tentar resgatar alguém. Precisava quebrar laje, parede, precisava resolver. E constatamos que ele já tinha falecido. É uma casa que foi mal estruturada, fundação mal feita. A gente via as condições da casa. Não tinha condições de ninguém morar nessa casa mais. Estava totalmente rachada. Eu sempre aconselhava ele pra poder deixar essa casa. Eu ofereci ajuda", relembrou o tio.
A familia estava construindo uma outra casa, no terreno ao lado. O casal morava no imóvel há mais de trinta anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Q/i/TubaoDRmWDdB9jPVB3bw/desaba-casa-viana-gmd-19-04-25.mp4-snapshot-02.45.999.jpg)
Casa de dois andares desaba, mata casal e filha de 7 anos é resgatada de escombros em Viana, Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Defesa Civil faz alerta
A Defesa Civil de Viana esteve no local e constatou que não há risco para outras estruturas próximas, mas orientou os moradores para entrar em contato caso notem alguma mudança nas casas.
O tenente Almeida, coordenador de proteção municipal da Defesa Civil de Viana, destacou que as estruturas mostram indícios de problemas antes de colapsos.
"Quando as árvores começam a inclinar, rachaduras no solo, bem como rachaduras na estrutura, nas vigas, nas colunas, nas paredes, na laje, fissuras, trincas, esses sinais são indícios de que algum evento pode estar ocorrendo e somente a equipe da Defesa Civil, com o nosso corpo técnico, que é habilitada a fazer uma vistoria e dar um diagnóstico preciso sobre essas questões", explicou.
Fonte: g1 ES