Projeto é voltado para melhoria da logística na região das Montanhas Capixabas e também para incentivo ao turismo de uma das áreas mais visitadas no Espírito Santo
![]() |
Esboço mostra projeto da estrutura do aeroporto em Venda Nova. (Divulgação ) |
A Região Serrana do Espírito Santo deve ganhar um aeroporto em breve. A novidade foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), na manhã desta quinta-feira (17), após a realização de uma reunião entre Fábio Damasceno, secretário titular da pasta; Victor Coelho, secretário estadual de Turismo; e empresários da região, na noite de quarta-feira (16).
Atualmente, o projeto está em fase de estudos técnicos e ainda não existem prazos para início das obras ou investimentos. De acordo com um esboço do projeto recebido pela reportagem de A Gazeta, o aeroporto deve ser construído na região do distrito de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, às margens da ES 447 e a poucos quilômetros da BR 262.
A ideia é que o Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas seja construído em “uma área estratégica com potencial para impulsionar o turismo, facilitar a logística de produtos e valorizar a economia local”, como divulga a Semobi, destacando que o aeroporto também deve ser integrado à malha rodoviária do Espírito Santo, desde estradas rurais a rodovias.
“Em Linhares, já temos um aeroporto em operação que fortalece a logística e a economia do Norte capixaba. Em Cachoeiro, as obras estão em ritmo acelerado para transformar o Sul do Estado em um novo polo aéreo. Agora, é a vez da região das montanhas capixabas”, afirmou Fábio Damasceno em divulgação feita pela Semobi.
Venda Nova do Imigrante pode ganhar aeroporto próximo à BR 262
Ainda segundo o secretário, o aeroporto também pode impulsionar o turismo, facilitando o acesso de visitantes à Região Serrana. Por sua vez, Victor Coelho, secretário de Turismo, pontuou que a estrutura também pode beneficiar o setor produtivo capixaba.
“Estamos avançando para transformar um sonho antigo da região das montanhas capixabas em realidade. O projeto do aeroporto regional é um investimento do governo do Estado que vai impulsionar ainda mais o crescimento da região. Estamos empenhados para concretizar a obra”, disse Victor.
Fonte: A Gazeta