Momento ocorreu na noite dessa quarta-feira (23). Astrônomo amador explica que gases atmosféricos são responsáveis por coloração observada pelas pessoas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/c/ekdoIrTTKtJ48VBnOt2Q/meteoro-monte-castelo-sc.jpg)
Passagem de meteoro é flagrada por câmera de Monte Castelo, SC — Foto: Reprodução/Jocimar Justino
Uma câmera de Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, flagrou o momento em que um meteoro cruza o céu e explode na noite dessa quarta-feira (23) (assista abaixo). Moradores que presenciaram o fenômeno a olho nu relataram terem visto uma cor esverdeada.
O meteoro foi flagrado às 19h01. Ele cruzou o céu por cerca de 10 segundos.
As imagens da câmera não mostram a cor esverdeada. O astrônomo amador Jocimar Justino, responsável pelo equipamento, explicou que isso ocorreu porque o aparelho opera no infravermelho.
Ele recebeu o relato de um amigo que afirmou que a luminosidade da passagem do meteoro clareou toda uma lavoura.
Segundo Jocimar, a coloração observada depende da interação entre o material meteórico e os gases atmosféricos em diferentes altitudes.
Em altitudes superiores a 70 quilômetros, a predominância de oxigênio atômico favorece emissões na faixa do verde e azul. À medida que o meteoro penetra camadas mais densas, a excitação de diferentes moléculas e a temperatura mais elevada resultam em tonalidades alaranjadas a avermelhadas.
O que é um meteoro?
É qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, os meteoros são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passarem de um metro, são chamados de asteroides.
Fonte: G1