Segundo as autoridades, sequestrador era um cidadão americano que exigia ser levado para fora do país.
Um homem armado com uma faca sequestrou um avião com outros 13 passageiros em Belize, nesta quinta-feira (17). Ele teria sido morto a tiros após o pouso da aeronave por um dos passageiros.
Akinyela Sawa Taylor, 49, um cidadão americano, exigia ser levado para fora do país, de acordo com a polícia local. Ele chegou a esfaquear um funcionário da companhia aérea, Jair Catañeda, e o piloto Howell Grange, segundo o portal Belize News Network, além do passageiro que o alvejou.
De acordo com as autoridades, um Cessna Grand Caravan da Tropic Air partiu da cidade de Corozal às 8h17 (11h17) em direção a San Pedro e, pouco após a decolagem, mandou uma mensagem de emergência via transponder para a torre de controle.
Imagens do site de monitoramento aéreo FlightRadar24 mostram a aeronave dando diversas voltas sobre o território do país até pousar em Belize City, a maior cidade do país de cerca de 400 mil habitantes. Depois de aterrissar, já quase sem combustível, o sequestrador exigiu que a aeronave fosse reabastecida.
A polícia diz que Taylor teve a entrada no Belize negada no último fim de semana, e não se sabe como ele chegou ao território. Também não se sabe como ele conseguiu entrar com uma faca a bordo do avião.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/W/OPwEp5QxAWbbTV0uUBig/captura-de-tela-2025-04-17-160636.jpg)
Site Belize News Network publica foto tirada em avião da Tropic Air sequestrado no Belize — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O passageiro que disparou contra o sequestrador, por sua vez, tinha porte de arma.
A embaixada dos EUA em Belize não se manifestou sobre o episódio.
Fonte: g1